O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, diversos países poderiam esta dentro dele simultaneamente, o tamanho dele é de 8.547.403 km². E com todo esse tamanho ele abrange várias conquistas como florestas, montanhas e uma vasta hidrografia e aquíferos.

Aqui vamos mostrar as cachoeiras mais altas, fazendo assim um Ranking Nacional das Cachoeiras mais Altas. Para isto estamos contanto com diversas parcerias além do nosso Projeto Catálogo das Águas, por trás desta postagem tem muita pesquisa e também a colaboração de exploradores, guias, prefeituras e outros projetos também. Dando uma atenção especial para a ONG Cachoeiras Gigantes, que disponibilizou material para enriquecer mais essa lista e muitas dessas cachoeiras eles mesmos fizeram a medição.

Caso você tenha conhecimento de qualquer cachoeira com mais de 100 metros de altura entre em contato com a gente para que assim possamos estudar e colocar ela futuramente nesta lista.

Algumas dessas cachoeiras não possui medições oficiais, portanto o ranking pode haver flutuações de posições. Neste nosso ranking são 83 cachoeiras selecionadas, cachoeiras com a mesma altura dividem a mesma posição no ranking.


71° Lugar

Atenção existe 12 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA SALTO MORATO

No município de Guaraqueçaba, no estado do Paraná e localizada na Reserva Natural Salto Morato, litoral norte do estado a mais ou menos 150 km de Curitiba, está a Unidade de Conservação que foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. Com uma trilha de quase 3 km de dentro da reserva até a cachoeira.

NomeCachoeira Salto Morato
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuaraqueçaba
LocalidadeReserva Natural Salto Morato
Rio
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Salto Morato | Guaraqueçaba – PR | 100 Metros

CACHOEIRA SALTO DAS ANDORINHAS

No município de Aripuanã, no estado do Mato Grosso e localizada na UHE Dardanelos, existe diversas quedas de águas e esta entrou para o ranking, ela não é conhecida por muitos, porém existe um potencial turístico enorme, pois a cidade bem dizer nasceu por causa da obra da hidrelétrica, aonde foi palco de várias brigas. O Rio Aripuanã o qual a cidade leva o nome faz a geração de energia para várias cidade do mato grosso. Um fato curioso que também deve ser levado em conta pois essa cidade já faz parte da floresta amazônica.

NomeCachoeira Salto das Andorinhas
PaísBrasil
EstadoMato Grosso
MunicípioAripuanã
LocalidadeUHE Dardanelos
RioRio Aripuanã
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente Agendamento
Cachoeira Salto das Andorinhas | Aripuanã – MT | 100 Metros

CACHOEIRA DO SEGREDO

No município de Alto Paraíso de Goiás, no estado do Goiás e localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com fácil acesso essa cachoeira é uma das atrações mais visitadas, porém com águas frias, mas a beleza encanta ainda mais com as altas temperaturas que tem por lá. O local é privado e precisa pagar taxa para visitação, existe guias que fazem o local.

NomeCachoeira do Segredo
PaísBrasil
EstadoGoiás
MunicípioAlto Paraíso de Goiás
LocalidadeParque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Rio
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira do Segredo | Alto Paraíso de Goiás – GO | 100 Metros

CACHOEIRA DO SAMUEL

No município de Itaeté, no estado da Bahia e localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina essa cachoeira pouco conhecida e pouco visitada, começa a aparecer no mapa dos aventureiros. O rio roncador que faz esse espetáculo, o visitante precisa fazer uma caminhada de três horas numa região pouco explorada, com mata densa.

NomeCachoeira do Samuel
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioItaeté
LocalidadeParque Nacional da Chapada Diamantina
RioRoncador
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira do Samuel | Itaeté – BA | 100 Metros

CACHOEIRA DO HERCULANO

Na divisa dos municípios de Andaraí e Itaeté, no estado da Bahia e localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos lugares mais impressionantes, além da sua altura o lugar encanta com os paredões de pedra, lugares para banho.

NomeCachoeira do Herculano
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioAndaraí | Itaeté
LocalidadeParque Nacional da Chapada Diamantina
Rio
FormaçãoSalto
Altura100 Metros
AcessoEntrada Livre
Cachoeira do Herculano | Andaraí & Itaeté – BA | 100 Metros

CACHOEIRA SALTO DA FUMACINHA

Na divisa dos municípios de Guarapuava e Prudentópolis, no estado do Paraná e na localidade da colônia Guará, na majestosa Serra da Esperança está esse tesouro. Com uma rampa de 20 metros juntamente ao salto de 80 metros essa pacata cachoeira não muito conhecida mostra as caras por aqui. Ainda não tendo o acesso a ela, os proprietários estão trabalhando para as obras da infra estrutura do local, sem data definida.

NomeCachoeira Salto da Fumacinha
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuarapuava | Prudentópolis
LocalidadeColônia Guará | Serra da Esperança | Cânion Vestido de Noiva
Rio
FormaçãoSalto
Altura100 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira Salto da Fumacinha | Guarapuava & Prudentópolis – PR | 100 Metros

CACHOEIRA CASCATA DA RONDA

No município de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul e na localidade de São Bernardo, está situada bem próximo a cidade essa gigante escondida, mais uma daquelas cachoeiras que a gente se depara sem muitas informações para quem não é da região, porém existe tudo uma graça para estar por aqui neste top. Trata-se de um arroio que tem várias quedas de água e essa uma das maiores da região chama atenção.

NomeCachoeira Cascata da Ronda
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioSão Francisco de Paula
LocalidadeSão Bernardo | Parque 8 Cachoeiras
RioArroio Ronda
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Cascata da Ronda | São Francisco de Paula – RS | 100 Metros

CACHOEIRA CASCATA DO AVENCAL

No município de Urubici, Santa Catarina e na localidade da Pousada Rural Cascata do Avencal, está uma das principais cachoeiras do município, com toda certeza um belo cartão postal. Existe tudo uma estrutura para visitar essa cachoeira contanto até com uma passarela de vidro que fica sobre o canyon. Se tem um Rio que foi abençoado esse foi o rio funil que juntando com o canyon combinação perfeita. Os moradores da região fazem valer a pena essa beleza da natureza com diversas atividades no local.

Esta Cachoeira foi visitada pelo projeto se quiser conferir o vídeo no nosso canal clique aqui.

NomeCachoeira Cascata Avencal
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioUrubici
LocalidadeColônia Novo Mundo | Pousada Rural Cascata do Avencal
RioFunil
FormaçãoSalto
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Cascata Avencal | Urubici – SC | 100 Metros

CACHOEIRA DOS 100

No município de Lauro Muller, Santa Catarina e na localidade da Serra do Rio do Rastro, está é uma cachoeira que muitos já viram, porém poucos sabem o nome dela e poucos si quer sabem que existe um acesso até essa cachoeira. Pelas informações coletadas em uma estancia que existe no pé da serra morador acabou fazendo uma trilha até essa cachoeira que recebeu esse nome um tanto quanto comum pela sua altura, chegando à risca nesta lista. Em grandes vezes a vazão desta cachoeira é baixa podendo assim fazer com que quem visite ela possa se banhar em baixo de sua queda.

NomeCachoeira dos 100
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioLauro Muller
LocalidadeSerra do Rio do Rastro
Rio
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira dos 100 | Lauro Muller – SC | 100 Metros

CACHOEIRA ALTA

No município de Cachoeiro de Itapemirim, Espirito Santo e na localidade do distrito de Vagem Alta, cachoeira frequentada bastante por banhista com uma certa estrutura. Essa salto com águas geladas é uma das mais belas da região. Existe uma PCH também próximo ao parque.

NomeCachoeira Alta
PaísBrasil
EstadoEspirito Santo
MunicípioCachoeiro de Itapemirim
LocalidadeDistrito de Vagem Alta
Rio
FormaçãoSalto
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Alta | Cachoeiro de Itapemirim – ES | 100 Metros

CACHOEIRA VÉU DA NOIVA

No município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e na localidade do distrito de Galópolis, está cachoeira impressiona pelo fato do distrito simplesmente acabar na cabeceira da cachoeira, o sofrido rio pinhal que passa por toda a cidade acaba se vendo livre quando cai na queda d’água. Com uma usina hidrelétrica para captação em sua base essa cachoeira tira a atenção de quem está passando pela BR-116, pois para que está viajando vê aquele rastro branco cortando a vegetação com várias casa encima também. Contando com um mirante na estrada para essa cachoeira e com uma trilha um tanto quanto íngreme para a sua base.

NomeCachoeira Véu da Noiva
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioCaxias do Sul
LocalidadeDistrito de Galópolis
RioPinhal
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira Véu da Noiva | Caxias do Sul – RS | 100 Metros

CACHOEIRA DOS PERDIDOS

No município de Guaratuba, estado do Paraná na localidade de Pontal do Itararé, mais especificadamente no morro dos perdidos. Está dentro de uma propriedade particular, porém existe o acesso pago até ela, contem toda uma infra estrutura no local, contando com áreas para camping e chalés. A trilha até a cachoeira é cerca de 800 metros. Próximo a ela existe outras cachoeiras menores também.

NomeCachoeira dos Perdidos
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuaratuba
LocalidadePontal do Itararé | Morro dos Perdidos
Rio
FormaçãoCascata
Altura100 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira dos Perdidos | Guaratuba – PR | 100 Metros

CACHOEIRA SALTO FAZENDA VELHA

Na divisa dos municípios de Guarapuava e Prudentópolis, estado do Paraná na localidade da colônia Guairacá, na Serra da Esperança essa serra faz a total diferença nesta lista das mais altas. Essa cachoeira é um dos salto gêmeos, sendo o irmão menor, porém nesta lista de pequeno não tem nada. Ainda com um acesso muito difícil, existe guias locais que podem te levar tanto nesta quando na sua irmã maior, porém a trilha é longa e bem fechada.

Dica de guia para levar nos saltos gêmeos com Cristiano Swarecz nossa amigo, avisa que viu na página!

NomeCachoeira Salto Fazenda Velha
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuarapuava | Prudentópolis
LocalidadeColônia Guará | Serra da Esperança
RioBarra Grande
FormaçãoSalto
Altura100 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente com Guia
Cachoeira Salto Fazenda Velha | Guarapuava & Prudentópolis – PR | 100 Metros


70° Lugar

CACHOEIRA DO RAMALHO

No município de Santa Bárbara do Tugúrio, Bahia e na Chapada Diamantina aonde é o berço de várias gigantes, aqui o rio baiano que trás essa queda, sendo uma cachoeira não muito conhecida. O nome desta cachoeira, muitos dizem ser o sobrenome do falecido proprietário que descobriu a cachoeira. Existe guias que levam até o local.

NomeCachoeira do Ramalho
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioSanta Bárbara do Tugúrio
LocalidadeChapada Diamantina
RioBaiano
FormaçãoCascata
Altura102 Metros
Acesso
Cachoeira do Ramalho | Santa Bárbara do Tugúrio – BA | 102 Metros

69° Lugar

CACHOEIRA SÍTIO ALVORADA DO SERTÃO

No município de Anitápolis, Santa Catarina e na localidade Colônia Rio da Prata, está esse sítio aonde está cheio de trilhas e cachoeiras, uma pacata propriedade rural aonde possui produtos próprios para comercio contando com guia que conta a história da região e da fazenda.

NomeCachoeira Sítio Alvorada do Sertão
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioAnitápolis
LocalidadeColônia Rio da Prata
Rio
FormaçãoCascata
Altura105 Metros
AcessoEntrada Paga

AINDA SEM FOTO


68° Lugar

CACHOEIRA DO CORISCO

No município de Sengés, no estado do Paraná, notavelmente no Cânion Bonsucesso, á no extremo norte do estado, quase São Paulo, porém aqui do lado de cá, um salto imponente que faz esse município aparecer no mapa de muitos amantes da natureza. As informações que tenho é que o lugar tem acesso apenas por um mirante para você ver ela de longe, pelo fato da propriedade ser privada, porém existe pessoas que entra sem permissão e não sei informar o acesso das trilhas, mas perto não dever ser muito pelo jeito.

NomeCachoeira do Corisco
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioSengés
LocalidadeCânion Bonsucesso
RioRio Capivari
FormaçãoSalto
Altura106 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira do Corisco | Sengés – PR | 106 Metros

63° Lugar

Atenção existe 5 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA DA ÁGUA FRIA

No município de Formosa, Goiás fazendo parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é um daqueles lugares praticamente desconhecidos até pelos moradores locais, um verdadeiro paraíso escondido! A atração fica em Formosa, município de Goiás localizado a apenas 125km de Brasília. Portanto, é um passeio que pode ser feito facilmente pelos moradores da capital. Para conhecer a cachoeira é preciso um dia inteiro ou até dois, dependendo do ritmo. É preciso disposição para encarar a viagem de carro e a trilha pesada que dá acesso ao poço.

NomeCachoeira da Água Fria
PaísBrasil
EstadoGoiás
MunicípioFormosa
LocalidadeParque Nacional da Chapada dos Veadeiros
RioRio Capivari
FormaçãoSalto
Altura110 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira da Água Fria | Formosa – GO | 110 Metros

CACHOEIRA DOS CRISTAIS

No município de Andaraí, Bahia no Parque Nacional da Chapada Diamantina ela tem esse nome por conta do brilho do quartzito na luz do sol, essa cachoeira está no meio de outras cachoeiras que é rota para vários aventureiros, fazendo que assim seja um local bastante visitado, para turismo de aventura. Se destacando pela sua altura essa é uma das maiores da região, ficando entra s 5 maiores da chapada diamantina.

NomeCachoeira Dos Cristais
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioAndaraí
LocalidadeParque Nacional da Chapada Diamantina
Rio
FormaçãoCascata
Altura110 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente com Guia
Cachoeira Dos Cristais | Andaraí – BA | 110 Metros

CACHOEIRA DO BIZUNGO

No município de Morro Grande, Santa Catarina e na localidade de Três Barras, essa cachoeira fica em uma das regiões mais favorecidas com uma diversidade de rios e montanhas, essa cachoeira não é muito conhecida para pessoas que não são da região, porém vale a pena conhecer. Ela fica em uma propriedade particular aonde possui uma trilha mediana de alguns quilômetros beirando o Rio Castro o artista da vez que fez essa maravilhosa cachoeira e também várias piscinas naturais ao longo da caminha ideais para banho.

NomeCachoeira do Bizungo
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioMorro Grande
LocalidadeTrês Barras
Rio
FormaçãoCascata
Altura110 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira do Bizungo | Morro Grande – SC | 110 Metros

CACHOEIRA SALTO BARRA GRANDE

Na divisa dos municípios de Guarapuava e Prudentópolis, Paraná na localidade da colônia Guairacá, na Serra da Esperança, está aqui o segundo gêmeo dos saltos gêmeos, tem tudo para ser igual a outra porém aqui contamos com 10 metros a mais e alguns metros de mata densa separando as duas.

Relembrando da nossa dica de guia para levar nos saltos gêmeos com Cristiano Swarecz nossa amigo, avisa que viu na página!

NomeCachoeira Salto Barra Grande
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuarapuava | Prudentópolis
LocalidadeColônia Guará | Serra da Esperança
RioBarra Grande
FormaçãoSalto
Altura110 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente com Guia
Cachoeira Salto Barra Grande | Guarapuava & Prudentópolis – PR | 110 Metros

CACHOEIRA SALTO MLOT

No município de Prudentópolis, Paraná na localidade da colônia Barra da Areia, Linha São Sebastião está localizada mais uma para conta de cachoeira com mais de cem metros e detalhe mais um salto gêmeo e sim essa é a casula, estando uma de frente para a outra uma das poucas no pais com essa peculiaridade, não é a toa que Prudentópolis recebe o apelido de terra das cachoeiras gigantes.

NomeCachoeira Salto Mlot
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioPrudentópolis
LocalidadeColônia Barra da Areia | Linha São Sebastião
Rio
FormaçãoCascata
Altura110 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Salto Mlot | Prudentópolis – PR | 110 Metros

62° Lugar

CACHOEIRA SALTO DO APUCARANINHA

No município de Londrina, Paraná na localidade da Lerroville dentro da Reserva Indígena Apucaraninha, está essa maravilhosa cachoeira. Todo mundo acha que pelo nome essa cachoeira fica em Apucarana, mas o nome leva por causa do rio. Ela está em uma área privada, aonde possui um PCH, para visitação precisa de um agendamento com antecedência. O local não conta com nenhum tipo de infraestrutura para receber turistas. Tem apenas um pequeno mirante em que é possível visualizar o salto por inteiro e toda a paisagem ao seu redor.

NomeCachoeira Salto do Apucaraninha
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioLondrina
LocalidadeLerroville | Reserva Indígena Apucaraninha
RioApucaraninha
FormaçãoSalto
Altura116 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente Agendamento
Cachoeira Salto do Apucaraninha | Londrina – PR | 116 Metros

60° Lugar

Atenção existe 4 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA SALTO RIO PRETO

No município de Alto Paraíso de Goiás, Goiás dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, está as mais famosas sequencias de quedas da chapada a primeira Cachoeira do Garimpão ou Salto 80, e a segunda o Salto Rio Preto que é o maior e está aqui fazendo a diferença. Tendo diversos mirantes e uma infinidades de ângulos essas são com toda a certeza as queridinhas da região.

NomeCachoeira Salto Rio Preto
PaísBrasil
EstadoGoiás
MunicípioAlto Paraíso de Goiás
LocalidadeParque Nacional da Chapada dos Veadeiros
RioPreto
FormaçãoSalto
Altura120 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Salto Rio Preto | Alto Paraíso de Goiás – GO | 120 Metros

CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA

No município de Três Forquilhas, Rio Grande do Sul e na localidade da Colônia Morro Azul, uma cachoeira conhecida por poucas pessoas, até mesmo pelos moradores esta pacata cidade. Com alguns quilômetros interior a dentro é possível ver no meio dos vastos morros e vegetações verde o risco branco em destaque, é a cachoeira mostrando a pontinha dela. Para conseguir ver ela inteira somente com imagens aéreas, e estando na sua barra é incrível o lago que o Rio pedra Branca faz, muitas pessoas enfrentam a trilha pesada para se banhar nas suas frias águas.

NomeCachoeira Da Pedra Branca
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioTrês Forquilhas
LocalidadeColônia Morro Azul
RioPedra Branca
FormaçãoCascata
Altura120 Metros
AcessoLivre
Cachoeira Da Pedra Branca | Três Forquilhas – RS | 120 Metros

CACHOEIRA PONTE DE PEDRA

No município de Tibagi, Paraná na localidade de Parque Estadual do Guartelá, um local muito bem preservado dentro do parque com rigorosas regras para manter assim, que é um ponto forte. Com uma trilha mediana essa cachoeira possui algumas piscinas naturais, um local bem exótico. Quem faz o show desta vez é Rio Lajeado do Pedregulho

NomeCachoeira Ponte de Pedra
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioTibagi
LocalidadeParque Estadual do Guartelá
RioLajeado do Pedregulho
FormaçãoCascata
Altura120 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente com Guia
Cachoeira Ponte de Pedra | Tibagi – PR | 120 Metros

CACHOEIRA DA TORRE

No município de São Bernardo do Campo, São Paulo e na localidade do Caminho do Mar, uma cachoeira que teve muitas polemicas por quedas de visitantes fatais nela, fez com que ganhasse holofote em alguns sites. Mas tirando as coisas ruins essa cachoeira impressiona pelo visual que ela entrega na sua cabeceira podendo ver a mata totalmente densa a sua frente, O rio desta vez é o rio ouro.

NomeCachoeira da Torre
PaísBrasil
EstadoSão Paulo
MunicípioSão Bernardo do Campo
LocalidadeCaminho do Mar
Riodo Ouro 
FormaçãoCascata
Altura120 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira da Torre | São Bernardo do Campo – SP | 120 Metros

55° Lugar

CACHOEIRA CASCATA DO HERVAL

No município de Santa Maria do Herval, Rio Grande do Sul próximo ao centro da cidade no rio cadeia, está essa cascata enorme, com uma PCH aonde está ativa desde 1941, por muitos anos não havia visitações mas agora com agendamento está podendo pequenos grupos.

NomeCachoeira Cascata do Herval
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioSanta Maria do Herval
LocalidadeCentro
RioCadeia
FormaçãoCascata
Altura125 Metros
AcessoPropriedade Particular | Somente Agendamento
Cachoeira Cascata do Herval | Santa Maria do Herval – RS | 125 Metros

CACHOEIRA SALTO SÃO PEDRO

No município de Faxinal, Paraná na localidade de Hotel Fazenda Luar de Agosto, está uma das inúmeras cachoeiras do município que se diz a capital do turismo de aventura do estado. O rio que faz essa maravilha é o rio São Pedro, que por sinal é bem próximo a cidade, dai vem o nome da cachoeira. O acesso dela é feito por um hotel fazendo o qual tem tudo uma estrutura para visitação e outras cachoeiras menores também.

NomeCachoeira Salto São Pedro
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioFaxinal
LocalidadeHotel Fazenda Luar de Agosto
RioSão Pedro
FormaçãoCascata
Altura125 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Salto São Pedro | Faxinal – PR | 125 Metros

CACHOEIRA SALTO GRANDE

No município de Corupá, Santa Catarina e na localidade Reserva Emílio Fiorentino Battistella está situada uma das mais importantes rotas de cachoeiras do sul do brasil, sim não é exagero não, pois o local conta com 15 cachoeiras sendo que apenas 14 estão disponíveis ao público e apenas 13 são oficialmente divulgadas. No caso está que está na lista é a última da trilha e sendo a mais alta delas também, serra do mar mostrando que Corupá tem muito a oferecer, uma pacata cidade próxima a várias outras cidades grandes, ganha destaque pela sua natureza. O rio que faz ter essas dezenas de quedas neste parque é o rio novo, e vale muito a pena visitar esse local, a melhor infraestrutura que visitei até hoje. Está curioso pela altura da queda desta cachoeira, ela não deixa a desejar, porém não belisca nem as 30 mais altas nesta lista.

NomeCachoeira Salto Grande
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioCorupá
LocalidadeReserva Emílio Fiorentino Battistella
RioNovo
FormaçãoCascata
Altura125 Metros
AcessoEntrada paga

Confira essa cachoeira na nossa matéria aqui no site também clicando na imagem da cachoeira.

Cachoeira Salto Grande | Corupá – SC | 125 Metros

54° Lugar

CACHOEIRA SALTO SÃO SEBASTIÃO

No município de Prudentópolis, Paraná na localidade da colônia Barra da Areia, Linha São Sebastião esse é o outro salto gêmeo que faltava para completar por aqui, desta vez ele é o mais alto dos gêmeos, complementando a trilha que da acesso a essa cachoeira é mediana, porém existe uma infra estrutura dos proprietários no local bem bacana.

NomeCachoeira Salto São Sebastião
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioPrudentópolis
LocalidadeColônia Barra da Areia | Linha São Sebastião
Rio
FormaçãoCascata
Altura126 Metros
AcessoEntrada paga
Cachoeira Salto São Sebastião | Prudentópolis – PR | 126 Metros

52° Lugar

Atenção existe 2 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA CASCATA GRANDE

No município de Pedregulho, São Paulo e na localidade do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, quase divisa com Minas gerais, trazendo o maior salto do estado de São Paulo, isso mesmo salto, apesar de receber o nome como cascata é um salto, porém estão tentando mudar o nome para Salto Pedregulho, que tem muito mais haver do que esse nome genérico para uma cachoeira que tem toda essa magnitude. Conforme a proporção deste parque que ela está situada pode se ver que existe muita coisa para ver ainda na região, fazendo que seja um atrativo natural muito bem posicionado, talvez falte um pouco de conhecimento das demais pessoas para ter uma região muito bem alimentada por turismo.

NomeCachoeira Cascata Grande
PaísBrasil
EstadoSão Paulo
MunicípioPedregulho
LocalidadeParque Estadual Furnas do Bom Jesus
RioCórrego Biasol
FormaçãoSalto
Altura127 Metros
AcessoLivre
Cachoeira Cascata Grande | Pedregulho – PR | 127 Metros

CACHOEIRA CONDE D’EU

No município de Sumidouro, Rio de Janeiro e na localidade do distrito de Dona Maria, essa cachoeira que tem um acesso relativamente fácil e muitos consideram ela ser a maior cachoeira do estado, porém existe maior. O rio que faz essa cachoeira é o Rio Paquequer um importante rio na região, um fato curioso que o nome trata – se do marido da princesa Isabel.

NomeCachoeira Conde D’eu
PaísBrasil
EstadoRio de Janeiro
MunicípioSumidouro
LocalidadeDistrito de Dona Maria
RioPaquequer
FormaçãoSalto
Altura127 Metros
AcessoLivre
Cachoeira Conde D’eu | Sumidouro -RJ | 127 Metros

51° Lugar

CACHOEIRA BICA DO IPU

No município de Ipu, Ceará e na localidade da Serra da Ibiapaba, está localizada essa cachoeira que inúmeras pessoas do sul do brasil não tem nem ideia que existe essa cachoeira. O Riacho Ipuçaba está no circuito de preservação de nascente após essa cachoeira quase desaparecer pela seca, hoje em dia está sobre perseverarão permanente, porém a queda d’água ela é sazonal, porém não retirando o mérito dela está aqui pois foi o próprio homem que retirou a sua continuidade com diversos fatores. Ceará está muito bem representado nesta lista com essa majestosa e imponente cachoeira e espero que volta um dia com força total, se você é do Norte e não conhece vale a pena a conhecer.

NomeCachoeira Bica do Ipu
PaísBrasil
EstadoCeará
MunicípioIpu
LocalidadeSerra da Ibiapaba
RioRiacho Ipuçaba
FormaçãoSalto
Altura130 Metros
AcessoLivre
Cachoeira Bica do Ipu | Ipu – CE | 130 Metros

50° Lugar

CACHOEIRA DO CARACOL

No município de Canela, Rio Grande do Sul e na localidade Parque Estadual do Caracol, começamos a dizer que está cachoeira conhecida como cascata não é uma cascata e sim um salto pois nitidamente dá para ver que a água não bate nas pedras e sua grande é livre a queda. Mas o incrível atrativo de um dos municípios mais turísticos do estado ao lado da cidade que mais chama atenção no Sul e no país inteiro o município de Canela. Poucos quilômetros de distância e com uma estrutura bem bacana. Que conta com um teleférico que traz um visual incrível da cachoeira. Apenas peca na minha opinião quando visitei o local que a interação com a natureza é praticamente nula pois é bem engessado para você ter o contato com a cachoeira apenas podendo ver ela de longe, o passeio se resume a você ver ela a distância e não tendo uma experiência de turismo de aventura. Porém a cachoeira é belíssima e o rio que faz isso o nome é conhecido também por ser o próprio Rio Caracol o qual vela o nome da queda.

NomeCachoeira do Caracol
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioCanela
LocalidadeParque Estadual do Caracol
RioCaracol
FormaçãoSalto
Altura131 Metros
AcessoEntrada Paga

Confira essa cachoeira na nossa matéria aqui no site também clicando na imagem da cachoeira.

Cachoeira do Caracol | Canela – RS | 131 Metros

49° Lugar

CACHOEIRA CASCATA RASGA DIABO

No município de Vespasiano Corrêa, Rio Grande do Sul na Linha Eduardo Guinler está localizada essa cachoeira, com uma mata densa e trilha íngreme não se tem muita informação.

NomeCachoeira Cascata Rasga Diabo
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioVespasiano Corrêa
LocalidadeLinha Eduardo Guinler
Rio
FormaçãoCascata
Altura135 Metros
Acesso
Cachoeira Cascata Rasga Diabo | Vespasiano Corrêa – RS | 135 Metros

48° Lugar

CACHOEIRA SALTO JOÃO NOGUEIRA

No município de São Jerônimo da Serra, Paraná na localidade Colônia Terra Nova está gigante João Nogueira, tem um acesso íngreme e mata densa, fechada, o rio do tigre faz o show, possuindo várias grutas na região, animais silvestres tem esse local abençoado como casa.

NomeCachoeira Salto João Nogueira
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioSão Jerônimo da Serra
LocalidadeColônia Terra Nova | Linha estrada do Tigre
RioRio do Tigre
FormaçãoCascata
Altura136 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira Salto João Nogueira | São Jerônimo da Serra – PR | 136 Metros

46° Lugar

Atenção existe 2 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA DA FUMAÇA

Na divisa de municípios de Alegre e Ibitirama e ambos em Espirito Santo, na localidade de Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, finalmente aparecem alguma informação deste estado que poucas vezes é citado. Um tanto quanto longe dos centros das cidades mais próximas essa cachoeira também fica em um berço de conservação, o rio que faz a beleza aqui é o Rio Santa Clara que faz a divisa de municípios. E o que impressiona além da sua altura é a quantidade de água dela e o seu formato.

NomeCachoeira da Fumaça
PaísBrasil
EstadoEspirito Santo
MunicípioAlegre | Ibitirama
LocalidadeParque Estadual da Cachoeira da Fumaça
RioSanta Clara
FormaçãoCascata
Altura144 Metros
Acesso
Cachoeira da Fumaça | Alegre & Ibitirama – ES | 144 Metros

CACHOEIRA DA JIBOIA

Na divisa de municípios de Unaí e Uruana de Minas ambos em Minas Gerais, na localidade da Colônia Tanque, um local muito bem visitado, porém sem muita infra estrutura, de acesso fácil e tranquilo, pessoas das cidades vizinhas amantes da natureza procuram bastante, local para banho. Quem faz o show por aqui é Ribeirão Jiboia que faz com que a cachoeira leve o nome dele, bastante gente procura o local para fazer rapel, pois a sua altura faz com que seja um desafio e tanto.

NomeCachoeira da Jiboia
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioUnaí | Uruana de Minas
LocalidadeColônia Tanque
RioRibeirão Jibóia
FormaçãoCascata
Altura144 Metros
Acesso
Cachoeira da Jiboia | Unaí & Uruana de Minas – MG | 144 Metros

45° Lugar

Atenção existe 3 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA VÉU DA NOIVA

Na divisa dos municípios de Guarapuava e Prudentópolis, Paraná na localidade da colônia Guará, na Serra da Esperança, sim essa começo você já cansou de ler e não está repetido, desta vez vamos falar da vizinha do salto da fumacinha. Com um nome bem genérico, porém com uma beleza notável, essa gigante está envolvida pela mata densa da esperança, não tendo acesso e nem infra estrutura, alguns canionistas descem ela mas a caminhada é grande após a sua descida.

NomeCachoeira Véu da Noiva
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuarapuava | Prudentópolis
LocalidadeColônia Guará | Serra da Esperança | Cânion Vestido de Noiva
RioCharqueada
FormaçãoCascata
Altura150 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira Véu da Noiva | Guarapuava & Prudentópolis – PR | 150 Metros

CACHOEIRA DA RONDINHA

No município de Bom Jardim da Serra, Santa Catarina e na localidade do Cânion Laranjeiras, fica alguns quilômetros da famosa Serra do Rio do Rastro, um vértice próximo, essa cachoeira é pouco conhecida pelo pessoal e pouco divulgada, no entanto com a procura por ecoturismo e natureza, começou a aparecer mais informações sobre ela, bem como o nome do Córrego Rondinha o qual foi batizada a cachoeira, o que impressiona além da magnitude do tamanho do cânion é altura da cachoeira com seus 150 metros.

NomeCachoeira da Rondinha
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioBom Jardim da Serra
LocalidadeCânion Laranjeiras
RioCórrego Rondinha
FormaçãoCascata
Altura150 Metros
Acesso
Cachoeira da Rondinha | Bom Jardim da Serra – SC | 150 Metros

CACHOEIRA VÉU DA NOIVA

No município de Ortigueira, Paraná na localidade da Serra Pelada, aonde é um dos lugares bastante visitado pelas suas serras e as vezes passa por despercebido essa imensa cachoeira que é a mais alta da região, cachoeira que é invejável pelo município de Faxinal que tem inúmeras cachoeiras porém nenhuma que passe dos 125 metros, mas o município de Ortigueira um pouco mais humilde com aproximadamente 30 cachoeiras foi abençoada por essa cachoeira e uma vegetação exótica que pesquisadores só encontraram próximo a região da serra.

NomeCachoeira Véu da Noiva
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioOrtigueira
LocalidadeSerra Pelada
Rio
FormaçãoCascata
Altura150 Metros
AcessoPropriedade Particular
Cachoeira Véu da Noiva | Ortigueira – PR | 150 Metros

42° Lugar

CACHOEIRA DOS PRETOS

No município de Joanópolis, São Paulo e na localidade da Colônia Bonfim, muitos chamam de bairro dos pretos, um local de fácil acesso e infraestrutura para receber os turistas, trajeto com asfalto e povo hospitaleiro. Bem próximo a cidade esse local. O Rio que faz esse show tem um nome bem genérico, rio cachoeira, porém a cachoeira dos pretos não é nada genérico pois é uma das cachoeiras mais alta da região.

NomeCachoeira dos Pretos
PaísBrasil
EstadoSão Paulo
MunicípioJoanópolis
LocalidadeColônia Bonfim
RioCachoeira
FormaçãoCascata
Altura154 Metros
Acesso
Cachoeira dos Pretos | Joanópolis – SP | 154 Metros

41° Lugar

CACHOEIRA BOCA DA ONÇA

No município de Bodoquena, Mato Grosso do Sul e na localidade de Cânion do Rio Salobra que assim já fala também o nome do rio que é o Salobra. Uma pacata cidade perto de um dos lugares mais visitados no brasil o município de Bonito, apenas 58 quilômetros de distância ficam está maravilha. Tem tudo uma estrutura para visitação local show, com um acesso muito fácil os turistas dominam o lugar.

NomeCachoeira Boca da Onça
PaísBrasil
EstadoMato Grosso do Sul
MunicípioBodoquena
LocalidadeCânion do Rio Salobra
RioSalobra
FormaçãoCascata
Altura156 Metros
AcessoEntrada Paga
Cachoeira Boca da Onça | Bodoquena – MS | 156 Metros

39° Lugar

Atenção existe 2 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA DO BRACUI

No município de Bananal, São Paulo e na localidade da Serra Bocaina, muitos conhecem essa cachoeira pelo nome do rio o rio mimoso. No topo desta cachoeira pode – se ter a visão incrível da Baía de Angra dos Reis. O que mais impressiona que até o momento não tive informações sobre pessoas que conseguiram chegar a sua base apenas pela sua cabeceira, em virtude do imenso penhasco possível.

NomeCachoeira do Bracui
PaísBrasil
EstadoSão Paulo
MunicípioBananal
LocalidadeSerra Bocaina
RioMimoso
FormaçãoCascata
Altura160 Metros
Acesso
Cachoeira do Bracui | Bananal – SP | 160 Metros

CACHOEIRA RIO PIRAÍ

No município de Joinville, Santa Catarina e na localidade do Vale do Ouro, esta cachoeira está com restrição de visitação pois existe uma usina hidrelétrica no local, e até o momento não existe possibilidade de visitação, porém, para quem acha que não vai conseguir ver a cachoeira está enganado, pois essa cachoeira é bem visível da rua, sendo enorme os paredões o qual ela despenca, é fascinante o que o Rio Piraí conseguiu fazer rasgando a mata verde, com toda a imponência tanto da altura quando da vazão de água. Em épocas de chuvas a cachoeira pode ser ouvida a quilômetros e quem passa na rua e vê diz que chega ser até agoniante tamanha força da água descendo.

NomeCachoeira Rio Piraí
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioJoinville
LocalidadeVale do Ouro
RioPiraí
FormaçãoCascata
Altura160 Metros
AcessoPropriedade Particular | Entrada Proibida
Cachoeira Rio Piraí | Joinville – SC | 160 Metros

38° Lugar

CACHOEIRA SALTO DA ARATINGA

Na divisa de municípios de São Francisco de Paula e Itati ambos no estado do Rio Grande do Sul, e na localidade da Estação Ecológica Estadual Aratinga, está situada essa cachoeira e várias outras, no meio desses penhascos enormes da estação ecológica surge esse risco branco rasgando o verde, podendo ver a gigante e outras duas outras quedas, porém sem informações ainda. Apesar de poucas informações sobre essa cachoeira ela é não muito visitada pelo seu acesso, apenas imagens de longe dela, isso faz com que seja algo muito visado por muitos.

NomeCachoeira Salto da Aratinga
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioSão Francisco de Paula | Itati
LocalidadeEstação Ecológica Estadual Aratinga
Rio
FormaçãoSalto
Altura164 Metros
Acesso
Cachoeira Salto da Aratinga | São Francisco de Paula & Itati – RS | 164 Metros

36° Lugar

Atenção existe 2 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA SALTO DO ITIQUIRA

No município de Formosa, Goiás e na localidade do Parque Municipal do Itiquira, aonde possui uma infraestrutura bacana para receber os turistas, fazendo com que assim seja um local muito bem frequentado, com toda a certeza um orgulho para o município se abençoado por essa dadiva de deus. Quem faz tudo isso acontecer é o Rio Itiquira, que pode fica feliz pois fez o seu papel nesta lista assim como essa serra que possui além desta outra cachoeira que também está na lista, fazendo que essa região seja muito bem vista por todo do país inteiro.

NomeCachoeira Salto do Itiquira
PaísBrasil
EstadoGoiás
MunicípioFormosa
LocalidadeParque Municipal do Itiquira
RioItiquira
FormaçãoSalto
Altura168 Metros
Acesso
Cachoeira Salto do Itiquira | Formosa – GO | 168 Metros

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

Na divisa de municípios de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul e o município de Praia Grande, Santa Catarina e na localidade do Cânion Itaimbezinho. A impressionante serra que traz inúmeras cachoeiras que vão estar neste ranking. No início deste Cânion o visual é incrível e o rio do boi resolve dá um show, fazendo esta cachoeira parecendo que em um local estratégico, as imagens são maravilhosas, percebemos que ali foi deus mesmo que fez uma beleza dessas.

NomeCachoeira das Andorinhas
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioCambará do Sul | Praia Grande
LocalidadeCânion Itaimbezinho
Riodo Boi
FormaçãoCascata
Altura168 Metros
AcessoLivre
Cachoeira das Andorinhas | Cambará do Sul – RS & Praia Grande – SC | 168 Metros

35° Lugar

CACHOEIRA ESCORPIÃO

No município de São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul na localidade de Cânion Tabuleiro, mais um pacato córrego faz com que muita gente tenha dor de cabeça ao ver o Sul marcando cada vez mais presença nesta lista. Recentemente medida essa cachoeira faz com que esteja na frente de muitas famosas aí. Tendo um acesso a sua cabeceira já de difícil acesso, a sua barra apenas pessoas especializadas, fazendo que essa seja uma daquelas cachoeira exóticas que apenas podemos admirar de longe.

NomeCachoeira Escorpião
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioSão José dos Ausentes
LocalidadeCânion Tabuleiro
Rio
FormaçãoCascata
Altura170 Metros
Acesso
Cachoeira Escorpião | São José dos Ausentes – RS | 170 Metros

34° Lugar

CACHOEIRA ÁGUA BRANCA 

No município de Ubatuba, São Paulo e na localidade de Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba, em um local sem acesso, somente com guias locais essa cachoeira ela está situada 9 quilômetros mata a dentro, então poucas pessoas consegue o acesso desta cachoeira. No caminho existe dezenas de outras cachoeiras menores, com muita dificuldade o acesso.

Essa cachoeira com toda certeza não é para qualquer um então infelizmente muito já o tiram dos seus roteiros. O rio que faz esse sucesso de cachoeira é o Rio Maranduba e a altura desta cachoeira que faz o pessoal andar mais de 18 quilômetros na mata.

NomeCachoeira Água Branca
PaísBrasil
EstadoSão Paulo
MunicípioUbatuba
LocalidadeParque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba
RioMaranduba
FormaçãoCascata
Altura180 Metros
Acesso
Cachoeira Água Branca | Ubatuba – SP | 180 Metros

32° Lugar

CACHOEIRA CASCA D’ANTA

No município de São José do Barreiro, Minas Gerais e na localidade Serra da Canastra, essa cachoeira é bastante conhecida pelo rio que faz toda essa arte acontecer, o Rio São Francisco fazendo que ela tenha uma grande importância. Uma cachoeira que é obrigatória ser conhecida por um amante de natureza e cachoeira. O nome desta cachoeira é derivado de uma arvore da região, um local paradisíaco e único, e se ela está nesta lista é porque ela é de respeito, com os seus 186 metros.

NomeCachoeira Casca d’Anta
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioSão José do Barreiro
LocalidadeSerra da Canastra
RioSão Francisco
FormaçãoCascata
Altura186 Metros
Acesso
Cachoeira Casca d’Anta | São José do Barreiro – MG | 185 Metros

CACHOEIRA CAPIVARI

Na divisa dos municípios de Conceição do Rio Acima e Santa Bárbara, Minas Gerais e na localidade da Serra do Gandarela, A Cachoeira Capivari é pouco conhecida e pouco falada, devido estar atrás de um bom trecho de estrada de terra. Sobre a cachoeira ela pertence ao complexo Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, conhecido como Serra do Caraça, tem esse apelido devido à forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado. Porém existe registros de Serra do Gandarela.

NomeCachoeira Capivari
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioConceição do Rio Acima | Santa Bárbara
LocalidadeSerra do Caraça | Serra do Gandarela
RioAcima
FormaçãoCascata
Altura186 Metros
Acesso
Cachoeira Capivari | Conceição do Rio Acima & Santa Bárbara – MG | 186 Metros

31° Lugar

CACHOEIRA LABEL

No município de São João d’Aliança, Goiás e na localidade da Reserva Bellatrix, que fica em um dos lugares mais paradisíacos do nosso brasil, a Chapada dos Veadeiros, já tem uma cachoeira desta região aqui na lista, porém agora estamos falando na cachoeira mais alta do estado, fazendo que tenha um prestigio muito grande.

Em 2018 foi aberto para visitação essa cachoeira e é muito bem frequentada, com uma trilha de aproximadamente 2 quilômetros em ritmo médio faz com que as pessoas das cidades vizinhas se desloquem para visitar.

NomeCachoeira Label
PaísBrasil
EstadoGoiás
MunicípioSão João d’Aliança
LocalidadeReserva Bellatrix | Chapada dos Veadeiros
Rio
FormaçãoCascata
Altura187 Metros
Acesso
Cachoeira Label | São João d’Aliança – GO | 187 Metros

30° Lugar

CACHOEIRA DO GALERINHA

No município de Vila Bela Santíssima, Mato Grosso e na localidade Parque Estadual Serra Ricardo Franco, aonde existe a maior cachoeira do estado também. Esta cachoeira é bem pouco conhecida, foi adicionada recentemente ao ranking, e para surpresa de muitos um belo salto coisa que se é difícil com toda essa altura.

NomeCachoeira do Galerinha
PaísBrasil
EstadoMato Grosso
MunicípioVila Bela Santíssima
LocalidadeParque Estadual Serra Ricardo Franco
RioGalerinha
FormaçãoSalto
Altura192 Metros
Acesso
Cachoeira do Galerinha | Vila Bela Santíssima – MG | 192 Metros

29° Lugar

CACHOEIRA SALTO SÃO FRANCISCO

Este é o primeiro caso aqui desta lista com uma tríplice fronteira, com os municípios e Guarapuava, Turvo e Prudentópolis, todos no Paraná, na localidade da Reserva São Francisco. Essa cachoeira foi visitada pelo projeto catálogo das águas, porém o material não foi ao ar ainda por erros nos equipamentos de foto e vídeo fazendo que assim seja revisitada em breve.

Mas falando sobre a cachoeira ela até o presente momento é a cachoeira mais alta do estado, mostrando que existe no mapa a serra da esperança, uma serra que corta vários municípios que poucas pessoas conhecem a sua extensão e as várias cachoeiras ainda virgens na sua extensão, o projeto trabalha em registrar essa cachoeiras, por isso a visitação do salto foi feito.

O nome da cachoeira leva pelo nome do rio que se chama são Francisco, e existe todo um cuidado com a preservação na área, tendo na reserva várias outras cachoeiras também. O acesso desta cachoeira pode ser por um mirante que tem um acesso super fácil, agora se você pretende ir a sua base isso muda um pouco, com uma extensa trilha até a sua barra muitas pessoas desistem até chegar nela pelo fato de ser de difícil acesso, porém vale muito apena.

NomeCachoeira Salto São Francisco
PaísBrasil
EstadoParaná
MunicípioGuarapuava | Prudentópolis | Turvo
LocalidadeReserva São Francisco
RioSão Francisco
FormaçãoSalto
Altura196 Metros
AcessoEntrada Livre
Cachoeira Salto São Francisco | Guarapuava & Prudentópolis & Turvo – PR | 196 Metros

24° Lugar

Atenção existe 5 cachoeiras nesta colocação

CACHOEIRA DA SERRINHA

No município de Maquiné, Rio Grande do Sul e na localização do Distrito Barra do Ouro, sem muitas informações. O que consta que a medição dela está feita apena a primeira parte, sendo que ainda possui uma cascata que acompanha a sua altura, mas o primeiro salto já faz com que ela esteja disputando várias colocações por aqui

NomeCachoeira da Serrinha
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioMaquiné
LocalidadeParque Estadual da Serra do Intendente
RioCórrego do Teodoro
FormaçãoSalto
Altura200 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira da Serrinha | Maquiné – RS | 200 Metros

CACHOEIRA DO PEIXE TOLO

No município de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais e na localidade da Parque Estadual da Serra do Intendente, está situado no canyon do mesmo nome peixe tolo, e aqui o buraco é mais embaixo porque entramos na lista das cachoeiras que brigam igual gente grande pela a altura. Local com acesso de trilhas medias porém extensas, fazendo que muitos desistam de visita lá porém quem alcança o objetivo tem um imenso lago em sua base para se banhar e ver a magnitude desta cachoeira e dos paredões de pedra que o rio que leva o nome de Córrego do Teodoro.

NomeCachoeira do Peixe Tolo
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioConceição do Mato Dentro
LocalidadeParque Estadual da Serra do Intendente
RioCórrego do Teodoro
FormaçãoCascata
Altura200 Metros
Acesso
Cachoeira do Peixe Tolo | Conceição do Mato Dentro – MG | 200 Metros

CACHOEIRA DO TIGRE PRETO

Na divisa de municípios de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul e Jacinto Machado Santa Catarina, na localidade do Cânion Fortaleza, está essa maravilhosa cachoeira que impressiona pela sua altura e seu cânion enorme. Uma das cachoeiras mais charmosas, pois, se difere pelas suas curvas.

O rio que faz tudo isso acontecer é o Rio da Pedra, que está presente no Parque Nacional da Serra Geral que traz essa atração que está sendo muito bem visitada e tem tudo uma estrutura para visitação. Lembrando que algumas épocas do ano são bem frias por lá.

NomeCachoeira do Tigre Preto
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioCambará do Sul | Jacinto Machado
LocalidadeCânion Fortaleza
Rioda Pedra
FormaçãoCascata
Altura200 Metros
Acesso
Cachoeira do Tigre Preto | Cambará do Sul – RS & Jacinto Machado – SC | 200 Metros

CACHOEIRA DO BANANAL

No município de Botumirim, Minas Gerais e na localidade do Parque Estadual de Botumirim, já na parte norte do parque. Uma cachoeira pouco conhecida pois não tendo acesso para as pessoas e nem muito divulgado. Porém moradores da região consegue acessar ela, não tendo informações da trilha. No entanto o Rio bananal faz com que essa cachoeira mostre para muitas pessoas que Minas Gerais tem muita coisa ainda para ser explorada.

NomeCachoeira do Bananal 
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioBotumirim
LocalidadeParque Estadual de Botumirim
RioBananal
FormaçãoCascata
Altura200 Metros
Acesso
Cachoeira do Bananal  | Botumirim – MG | 200 Metros

CACHOEIRA DO DESABAMENTO

No município de Barcelos, Amazonas e na localidade da Serra do Aracá, um dos lugares intocados no Brasil, temida, respeitada e cobiçada Floresta Amazônica, ela faz parte do Parque Estadual Serra do Aracá em uma comunidade de Igarapé Preto e tem poucas informações sobre o local pelo seu difícil acesso expedições de mais de 7 dias, sendo que são horas e horas de caminhadas e de navegação, sem falar que os guias que fazem esse trajeto são pequenos grupos e algumas vezes somente no ano, pelo fato da navegação dos rios.

NomeCachoeira do Desabamento
PaísBrasil
EstadoAmazonas
MunicípioBarcelos
LocalidadeSerra do Aracá
Rio
FormaçãoCascata
Altura200 Metros
Acesso
Cachoeira do Desabamento | Barcelos – AM | 200 Metros

23° Lugar

CACHOEIRA DO CERRADÃO

No município de São Roque de Minas, Minas Gerais e na localidade da Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão, Próximo a lavouras de café se esconde essa gigante, levando o nome do rio cerradão essa é uma área que a partir de 2001 virou reserva, para conseguir manter intacta essa área e poder preservar a natureza e essa cachoeira maravilhosa. Relatos de um crescimento nesta região após a abertura e divulgação da cachoeira para todos.

NomeCachoeira do Cerradão
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioSão Roque de Minas
LocalidadeReserva Natural Salto Morato
RioCórrego Cerradão
FormaçãoCascata
Altura202 Metros
Acesso
Cachoeira do Cerradão | São Roque de Minas – MG | 202 Metros

22° Lugar

CACHOEIRA DA FUMACINHA

No município de Mucugê, Bahia e na localidade da colônia Campo Limpo, na famosa Chapada Diamantina, porém você não viu errado muitos acham que fica no município de Ibicoara, porém pelos mapas políticos a divisa fica absurdamente longe, e em várias reportagens cita-se errado. Mas como aqui o foco é a cachoeira estamos aqui para mostrar essa beleza que o Rio Una faz, como já citado muito procurado por pessoas pelo seu visual exótico, lembrando que o acesso dessas cachoeiras já se torna um nível mais difícil, sendo possível através de guiamento.

NomeCachoeira da Fumacinha
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioMucugê
LocalidadeColônia Campo Limpo
RioUma
FormaçãoSalto
Altura210 Metros
Acesso
Cachoeira da Fumacinha | Mucugê – BA | 210 Metros

21° Lugar

CACHOEIRA DO CAVALO BAIO

No município de Baependi, Minas Gerais e na localidade da Serra Canjica, e também dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio, neste ponto existe várias cachoeiras e até mesmo cachoeiras que já passaram por essa lista. Uma região muito rica em córregos e rios e assim por sua vez várias cachoeiras enormes.

Tendo uma residência bem ao pé desta cachoeira, recebendo tudo um charme o local, o que impressiona é ela ser retirada e sem um local tranquilo, e o que faz as pessoas irem a esse local de aventura é contemplar os seus 215 metros.

NomeCachoeira do Cavalo Baio
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioBaependi
LocalidadeSerra Canjica | Parque Estadual Serra do Papagaio
Rio
FormaçãoCascata
Altura215 Metros
Acesso
Cachoeira do Cavalo Baio | Baependi – MG | 215 Metros

20° Lugar

CACHOEIRA DO RIO DOS BUGRES

No município de Urubici, Santa Catarina e na localidade dos Campos dos Padres, está essa magnifica cachoeira. Recentemente divulgada ao público essa cachoeira e desbancando várias cachoeiras com fama de mais altas do estado, sendo que as maiores são em divisa com Rio Grande do Sul, e aí começa havendo sempre uma polemica, mas essa chegou para ser definitiva.

Com uma beleza única e marcante essa cachoeira entrou facilmente na casa das cachoeiras mais altas do Brasil, já conhecida por alguns por matérias que foram feitas sobre a travessia do campo dos padres que foi feito pela rede globo.

Existe uma trilha para chegar na parte de baixo dela com algumas horas de caminhada, e atualmente foi feito um mirante em um terreno particular para observação desta cachoeira.

NomeCachoeira do Rio dos Bugres
PaísBrasil
EstadoSanta Catarina
MunicípioUrubici
LocalidadeCampo dos Padres
Riodos Bugres
FormaçãoSalto
Altura218 Metros
Acesso
Cachoeira do Rio dos Bugres | Urubici – SC | 218 Metros

19° Lugar

CACHOEIRA DA RAPOSA

No município de Iramaia, Bahia e na localidade da Chapada Diamantina, mais especificadamente a Serra da Raposa, um pacato local, com algumas visitações de amantes da natureza, porém não tendo muita força na divulgação. Porém estamos aqui para ajudar a colocar no lugar de respeito.

Essa Área muitas vezes o pessoal vai pela serra e de repente se depara com essa gigante, em épocas de seca não tem tanto brilho, pois a vazão da sua água cai 80%, porém em épocas de chuvas, sai de perto pois essa girante acorda e faz com que o povoado escute ela ecoando por quilômetros.

Podendo ver elas de quilômetros de distancia pois a coloração da serra deixa bem em destaque a cachoeira ela mostra toda a sua magnitude. Mas ela não está sozinha, conforme dono do Hotel Fazenda e guia, confirma a presença de mais 40 cachoeiras, sendo algumas delas de 80 metros de altura.

NomeCachoeira da Raposa
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioIramaia
LocalidadeChapada Diamantina | Serra da Raposa
Rio
FormaçãoCascata
Altura225 Metros
Acesso
Cachoeira da Raposa | Iramaia – BA | 225 Metros

18° Lugar

CACHOEIRA ENCANTADA

No município de Itaetê, Bahia e na localidade da Chapada Diamantina, um local que tem todo esse misticismo, quase na divisa de Andaraí por alguns quilômetros essa cachoeira deve ter recebido esse nome pelo seu visual, que é de tirar o folego.

Essa cachoeira está inserida no parque nacional então isso se resume em acesso livre e gratuito, porém o acesso não possui nenhuma infraestrutura para o visitante, exatamente nada. Extinto até mesmo sinal de celular então se for visitar esse local tenha em mãos um GPS bom pois existe relatos que a recepção de sinal até de GPS é ruim.

Mas essa gigantesca cachoeira que o Rio da Invernada despeja é um sucesso garantido para aventureiros, porém existe relatos que a trilha tem que subir leito acima para chegar à barra da cachoeira e tento bastante cabeça d’água então sempre esteja atento.

NomeCachoeira Encantada
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioItaetê
LocalidadeChapada Diamantina
Rioda Invernada
FormaçãoCascata
Altura230 Metros
Acesso
Cachoeira Encantada | Itaetê – BA | 230 Metros

17° Lugar

CACHOEIRA AMOLA FACA

Na divisa de municípios de São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul e Timbé do Sul, Santa Catarina, na localidade do Cânion Amola Faca conhecido como também Encerra, essa não é qualquer cachoeira, pois essa sai roubou o posto de maior salto do sul do Brasil que era da Cachoeira Salto São Francisco lá do Paraná, e agora por tanto a queda do Amola Faca atualmente é o maior SALTO do sul.

Novamente em esses penhascos que divide esses dois maravilhosos estados, sendo figurinhas carimbadas aqui no ranking que vieram para incomodar varias outras cachoeiras já consagradas por esse Brasilsão de meu deus.

O acesso desta cachoeira apenas pela sua cabeceira até o meu conhecimento, e são terrenos particulares, então sugere contato com guias locais e veículos 4×4 para visitação, e se for no inverno não esqueça de levar muita roupa pois faz temperaturas negativas dependo a época.

Mas todo esse sofrimento é recompensado para quem quer ver essa Rainhas dos Saltos do Sul se podemos chamar assim graças ao Rio Amola Faca que fez o seu papel.

NomeCachoeira Amola Faca
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioSão José dos Ausentes | Timbé do Sul
LocalidadeCânion Amola Faca
RioAmola Faca
FormaçãoSalto
Altura241 Metros
Acesso
Cachoeira Amola Faca | São José dos Ausentes – RS & Timbé do Sul – SC | 241 Metros

16° Lugar

CACHOEIRA DO JATOBÁ

No município de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso e na localidade do Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, essa é a maior cachoeira do estado, fazendo com que assim seja muito bem visada essa cachoeira e motivo de orgulho para os mato-grossenses.

Essa serra abrange diversas outras cachoeiras uma mais bonita do que a outra, você consegue visitar dezenas de cachoeiras em uma visita bem elaborada com um guia. Agora se você quiser chegar a barra da cachoeira do Jatobá, só será possível em épocas de seca pois o volume de água é muito intenso e o cânion aonde o Córrego Arvaíde maravilhosamente despenca tem pouca encosta e assim fazendo que uma você não consiga pois grande parte é submersa das margens e outra com a nevoa dela não conseguirá ver nada.

NomeCachoeira do Jatobá
PaísBrasil
EstadoMato Grosso
MunicípioVila Bela da Santíssima Trindade
LocalidadeParque Estadual da Serra Ricardo Franco
RioCórrego Arvaíde
FormaçãoSalto
Altura248 Metros
Acesso
Cachoeira do Jatobá | Vila Bela da Santíssima Trindade – MG | 248 Metros

15° Lugar

CACHOEIRA DA FORTALEZA      

Na divisa de municípios de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul e Jacinto Machado, Santa Catarina, na localidade do Cânion Fortaleza, esse cânion já apareceu por aqui com a Cachoeira do Tigre Preto, e as belezas destes lugares são únicas, nota-se pela altura do cânion e das suas cachoeiras. Neste lugar existe outras cachoeiras, porém ainda sem informações, mas com certeza após serem catalogadas elas vão estar por aqui pelo jeito. Sem informações do córrego pois a vazão dele é bem menor em comparação ao Rio da Pedra que é da Cachoeira Tigre preto, porém como aqui não é vazam e sim altura o tigre vira gatinho perto desta cachoeira.

NomeCachoeira da Fortaleza
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioCambará do Sul | Jacinto Machado
LocalidadeCânion Fortaleza
Rio
FormaçãoCascata
Altura250 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira da Fortaleza | Cambará do Sul – RS & Jacinto Machado – SC | 250 Metros

14° Lugar

CACHOEIRA CASCATA DIAGONAL

Na divisa de municípios de São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul e Morro Grande, Santa Catarina, na localidade do Cânion da Boa Vista, um dos cânions mais importantes do Sul do Brasil pois aqui tem as cachoeiras mais altas. Mas no caso ainda não chegando nela falaremos da Cascata Diagonal, o qual leva esse nome pois a queda é na diagonal, assim fazendo que tenha um visual diferenciado das demais cachoeiras desta lista.

E a estrela disto tudo além do cânion é sim o rio que tem um nome um tanto quanto inusitado, o Rio Seco, se metros abaixo se junta ao Rio Boa Vista, fazendo que assim essa maravilhosa cachoeira coloque os estados do sul em uma posição confortável nesta lista, graças a essas belezas naturais das extremidades dos estados.

NomeCachoeira Cascata Diagonal
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioSão José dos Ausentes | Morro Grande
LocalidadeCânion da Boa Vista
RioSeco
FormaçãoCascata
Altura257 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira Cascata Diagonal | São José dos Ausentes – RS & Morro Grande – SC | 257 Metros

13° Lugar

CACHOEIRA CASCATA ÁGUA BRANCA

Na divisa de municípios de Maquiné e São Francisco de Paula ambos em Rio Grande do Sul, na localidade do Distrito de Barra do Ouro, um local pouquíssimo explorado pois muito distante de qualquer estrada, porém o pacato Rio Forqueta que faz todo esse show está presente neste imenso cânion dividindo esse municípios, e lá embaixo dessagrando no grande Rio Maquiné.

Essa cachoeira é um dos marcos do Rio Grande do Sul pois para está nesta posição na lista, tem que ter todo um respeito pois a altura é gigantesca, até o momento essa cachoeira não é aberta a visitação pois poucas pessoas sabem a sua localização.

Outro fator que deixa moradores intrigados é a presença de outra cachoeira que são possíveis ver apenas com drone, pois ficam de frente para mata, até maiores do que as registradas já.

NomeCachoeira Cascata Água Branca
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioMaquiné | São Francisco de Paula
LocalidadeDistrito de Barra do Ouro
RioForqueta
FormaçãoCascata
Altura259 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira Cascata Água Branca | Maquiné & São Francisco de Paula – RS | 259 Metros

12° Lugar

CACHOEIRA CACHOEIRÃO

No município de Mucugê, Bahia e na localidade da Chapada Diamantina, mais especificadamente no Vale do Pati. É triste ver a falta da criatividade em da um nome a uma cachoeira com toda essa altura, um nome genérico, fazendo que ninguém consiga encontrar informações sobre ela, triste essa realidade, porém a gente fez o papel de casa já trazendo a localização dela.

Neste vale passa inúmeros rios importantes e diversas outras cachoeiras, como de praxe a chapada diamantina é sim um lugar maravilhoso e vale muito apena visitar, porém você tem que está disposto e bem aparamentado para fazer as trilhas, neste caso a trilha até lá não é tão intensa apenas extensa. O Rio que infelizmente também recebeu esse nome genérico, Rio Cachoeirão, não tem tanto volume de água assim como as várias outras da Chapada que passaram por essa lista. O importante é ter mais uma queda d’água gigante na nossa lista, e você começar a traçar um roteiro para visita-la ou contemplar as imagens na internet.

NomeCachoeira Cachoeirão
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioMucugê
LocalidadeChapada Diamantina | Vale do Pati
RioCachoeirão
FormaçãoSalto
Altura270 Metros
Acesso
Cachoeira Cachoeirão | Mucugê – BA | 270 Metros

11° Lugar

CACHOEIRA DO TABULEIRO

No município de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais na localidade Parque Estadual Serra do Intendente, está a maior cachoeira do estado e sim uma das mais famosas cachoeiras quando se fala em cachoeiras gigantes, pois possui tudo uma infraestrutura para o turismo muitíssimo forte na região fazendo que ela apareça facilmente no mapa de todo amante da natureza, uma das cachoeiras mais visitadas no Brasil.

Guias fazem o acompanhamento até essa gigantesca cachoeira que o Ribeirão do Campo nos proporciona, alguns quilômetros abaixo desaguando também em um dos rios mais importante do Brasil o Rio Preto.

A Serra do Espinhaço existe outra cachoeira também, porém apenas essa recebeu o nome do seu distrito, no caso Tabuleiro. Ainda falando sobre ela, na sua base possui um lago estupidamente fundo, e quem vai se encanta pois ali você percebe que está no pé de uma gigante.

NomeCachoeira do Tabuleiro
PaísBrasil
EstadoMinas Gerais
MunicípioConceição do Mato Dentro
LocalidadeParque Estadual Serra do Intendente
RioRibeirão do Campo
FormaçãoSalto
Altura273 Metros
Acesso
Cachoeira do Tabuleiro | Conceição do Mato Dentro – MG | 273 Metros

10° Lugar

CACHOEIRA DO BEL

No município de Guaratinga, Bahia na localidade do Parque Nacional do Alto Cariri, mais especificadamente na Colônia Monte Alegre, é uma serra imensa que faz a divisão de Minas Gerais com a Bahia, sendo assim uma gigantesca área que é ainda inexplorada pois existe vários cânions neste parque.

Nele está o importante rio que corte o estado o Rio Buranhém o qual o córrego desta cachoeira deságua nele, pelas informações essa cachoeira ainda não está em roteiros de visitações pois ainda o acesso dela é precário, porém o pessoal do parque está começando acanhadamente a postar informações dela.

NomeCachoeira do Bel
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioGuaratinga
LocalidadeParque Nacional do Alto Cariri
RioBuranhém
FormaçãoCascata
Altura280 Metros
Acesso
Cachoeira do Bel | Guaratinga – BA | 280 Metros

9° Lugar

CACHOEIRA VÉU DA NOIVA

Na divisa de municípios de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul e Praia Grande, Santa Catarina e na localidade do Cânion Itaimbezinho, está aqui no auge da lista das cachoeiras mais altas do brasil representando o Sul Brasileiro, novamente esse cânion maravilhoso. Mostrando que as belezas deste paraíso são grandes, tanto em quantidade quanto em altura.

Desta vez a estrela do show neste penhasco é Rio Preá que faz com que o pessoal veja suas águas deslizando pelas pedras e fazendo realmente um véu de noiva, quando se tem uma vazão maior o espetáculo é ainda mais belo. Contando com um mirante para a cachoeira bem na ponta do inicio do cânion.

NomeCachoeira Véu da Noiva
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioCambará do Sul | Praia Grande
LocalidadeCânion Itaimbezinho
RioPreá
FormaçãoCascata
Altura289 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira Véu da Noiva | Cambará do Sul – RS & Praia Grande – SC | 289 Metros

8° Lugar

CACHOEIRA CASCATA DO RISCO VERDE

No município de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul na localidade do Distrito de Rincão dos Kroeff, mostra que entre a mata fechada existe uma gigante adormecida, que passa por despercebido por muito, porém está o registro dela. Uma gigantesca cachoeira encoberta pela mata, o córrego Umbu mostra que não precisa de volume para está entre os cabeças das maiores cachoeiras, tendo o mínimo para permanecer entre as maiores do brasil. Juntamente a Serra do Umbu mostra o tamanho do desnível, tendo facilmente outras quedas e nem sequer sabemos da existência.

NomeCachoeira Cascata do Risco Verde
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioSão Francisco de Paula
LocalidadeDistrito de Rincão dos Kroeff
RioCórrego do Umbu
FormaçãoCascata
Altura296 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira Cascata do Risco Verde | São Francisco de Paula – RS | 296 Metros

7° Lugar

CACHOEIRA DA BOA VISTA

Na divisa de municípios de São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul e Morro Grande, Santa Catarina, na localidade do Cânion da Boa Vista, estamos nos despedindo do Sul Brasileiro muito bem representado por várias cachoeiras e essa é a mais alta do Sul. Novamente neste cânion aonde está a mais alta, pode não ser a mais bonita, muito menos a mais volumosa, porém suas medidas são o que conta por aqui. Com todo orgulho de ser um dos maiores do Brasil o Rio Boa Vista faz o seu papel.

NomeCachoeira da Boa Vista
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul | Santa Catarina
MunicípioSão José dos Ausentes | Morro Grande
LocalidadeCânion da Boa Vista
RioBoa Vista
FormaçãoCascata
Altura310 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

Cachoeira da Boa Vista | São José dos Ausentes – RS & Morro Grande – SC

6° Lugar

CACHOEIRA DA FUMAÇA

Na divisa de municípios de Lençóis e Palmeiras ambos em Bahia na localidade da Chapada Diamantina, para fechar com chave de ouro esse lugar que tem várias colocações aqui nesta lista, finalmente para representa entre as mais altas do Brasil, e até pouco tempo muitos consideravam ela a mais alta do Brasil. Um fato curioso que a pouco tempo foi divulgada a mesma cachoeira com alguns metros a mais para se manter no topo do ranking mal sabendo que existe outras bem maiores que ela.

NomeCachoeira da Fumaça
PaísBrasil
EstadoBahia
MunicípioLençóis | Palmeiras
LocalidadeChapada Diamantina
RioFumaça
FormaçãoSalto
Altura340 Metros
Acesso
Cachoeira da Fumaça | Lençóis & Palmeiras – BA | 340 Metros

5° Lugar

CACHOEIRA DO ELDORADO

No município de Barcelos, Amazonas e na localidade do povoado de Igarapé Preto, no coração da floresta amazônica, está essa gigantesca e imponente cachoeira, neste ranking essa cachoeira já permaneceu muito tempo em primeiro lugar, e eu considero bem digna pois essa cachoeira aqui no topo do ranking é a que possui a maior vazão.

Um dos rio mais importantes da região o Aracá, passa por diversos povoados e ao chegar na imensa Serra do Aracá faz esse espetáculo, que apenas um grupo seleto de aventureiros que estão dispostos a pagar uma quantidade significativa para um grupo de guias para seguir aproximadamente 7 dias entre caminhadas e navegações, podem ver essa maravilha. Lembrando que ela faz parte do Parque Estadual Serra do Aracá, um local protegido, fazendo que assim não tenha interferência na sua mata.

Poucas pessoas conseguem ver ela em virtude de ser um local muito afastado e inóspito pois lembrando que você está na selva amazônica tudo pode acontecer, então apenas pessoas capacitadas podem chegar a essa magnifica cachoeira. Tendo também a época certa de ir, pois apenas em épocas de cheia do rio se pode chegar até ela pois são mais de 2 dias de barco rio a cima para chegar na trilha que da acesso, enfrentando desfiladeiros e subidas muitos íngremes, sem falar na diversidade de animais selvagens que estão na área.

NomeCachoeira do El dorado
PaísBrasil
EstadoAmazonas
MunicípioBarcelos
LocalidadeIgarapé Preto | Parque Estadual Serra do Aracá
RioAracá
FormaçãoSalto
Altura353 Metros
Acesso
Cachoeira do El dorado | Barcelos – AM | 353 Metros

4° Lugar

CACHOEIRA RIO COTINGO

No município de Uiramutã, Roraima e na localidade Parque Nacional do Monte Roraima, o estremo norte do Brasil, um local misterioso pois ali está um monte com 10 quilômetros quadrados fazendo divisa com os países de Guiana e Venezuela, porém essa cachoeira está em solo brasileiro.

O fato curioso disto tudo que essa queda não está sozinha, tem a sua irmã maior que falaremos dela logo na próxima posição da lista. Sobre esta cachoeira que leva o nome do rio que a o forma o Rio Contigo, um dos rios importantes na região, está sobre uma reserva indígena, então o acesso de boa parte para chegar a essa região apenas com aviões de pequeno porte para conseguir pousar em pequenas aldeias com pistas de terra. A caça esportiva é bem ativa nesta região também, fazendo que tenha muitos turistas querendo ver o monte, e vem de brinde essas magnificas cachoeiras estupidamente altas.

NomeCachoeira Rio Cotingo
PaísBrasil
EstadoRoraima
MunicípioUiramutã
LocalidadeParque Nacional do Monte Roraima | S. Pacaraíma
RioCotingo
FormaçãoCascata
Altura365 Metros
Acesso
Cachoeira Rio Cotingo | Uiramutã – RR | 365 Metros

3° Lugar

CACHOEIRA MONTE RORAIMA

No município de Uiramutã, Roraima e na localidade Parque Nacional do Monte Roraima, o estremo norte do Brasil, como falado na posição anterior da sua irmã menor essa cachoeira levou o nome do monte pois ela é a mais alta da região e porque não também do norte do brasil e beliscando o podium também.

Uma cachoeira que em épocas de vazão baixa a água nem chega tocar o solo pois a cachoeira se vaporiza, fazendo que assim o espetáculo é ainda maior. Essas ultimas colocações de cachoeiras vimos que são cachoeiras extremas e poucas pessoas um dia vão conseguir conhecer a não ser que você tenha anos de preparação, visita, psicológica e porque não monetária, pois terá que move uma equipe para conseguir fazer com que seja possível a visitação dessas gigantes.

Ouve uma novela na televisão, na emissora rede globo que mostrou o ‘Império’, o qual tinha cenas no monte, fato curioso que nestas filmagens um helicóptero da rede globo acabou caindo, pois os ventos perto do monte são muito violentos, pois a altura deste monte é de 2.734 metros de altura, fazendo que seja tão alto e impactante que se possa ver a dezenas de quilômetros essa terra de 2 bilhões de anos atrás ainda intacta.

Outro fato curioso, como estamos próximo de uma tríplice fronteira, no pais vizinho Venezuela, está a maior cachoeira do mundo apenas alguns quilômetros de distância, logico em linha reta, mas isso é assunto para outro tema de curiosidades. Vamos direto para a altura da medalha de prata do nosso ranking das cachoeiras mais altas do Brasil.

NomeCachoeira Monte Roraima
PaísBrasil
EstadoRoraima
MunicípioUiramutã
LocalidadeParque Nacional do Monte Roraima | S. Pacaraíma
RioCotingo
FormaçãoCascata
Altura375 Metros
Acesso
Cachoeira Monte Roraima | Uiramutã – RR | 375 Metros

1° Lugar

CACHOEIRA DA FENDA

Em breve mais informações sobre esta colocada!
NomeCachoeira da Fenda
PaísBrasil
EstadoRio Grande do Sul
MunicípioMaquiné
Localidade
Rio
FormaçãoCascata
Altura450 Metros
Acesso

Cachoeira medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, uma ONG Mantida pelo rio-grandense Leomar Nestor Teichmann Engenheiro Civil.

AINDA SEM FOTO

CACHOEIRA DA NEBLINA

No município de Guapimirim, Rio de Janeiro e na localidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, exatamente bem próximo as megalópoles, está escondida essa cachoeira digamos que um nível absurdamente alto. Expedição feita que durou 10 dias para conseguir medir e escalar essa cachoeira. Ficando no Alto soberbo, existe inúmeras outras cachoeiras.

O destaque para essa o Rio Soberbo, que muito torcem o nariz dizendo que essa cachoeira não é perene, e informações comprovam que é sim, porém o fluxo de água não é visível a dezenas de quilômetros assim como está em épocas de chuvas.

Sendo uma cascata e não um salto e assim como a Cachoeira Risco Verde, ela fica escondida embaixo da vegetação, sendo assim não podendo fazer o registro visual do total comprimento da cachoeira.

NomeCachoeira da Neblina
PaísBrasil
EstadoRio de Janeiro
MunicípioGuapimirim
LocalidadeParque Nacional da Serra dos Órgãos
RioSoberbo
FormaçãoCascata
Altura450 Metros
AcessoEntrada Proibida
Cachoeira da Neblina | Guapimirim – RJ | 450 Metros { Apenas a primeira parte da queda }

Tabela do Ranking

 RankingAlturaCachoeiraMunicípioEstado
11450Cachoeira da NeblinaGuapimirimRJ
21450Cachoeira da FendaMaquinéRS
33375Cachoeira Monte RoraimaUiramutãRR
44365Cachoeira Rio CotingoUiramutãRR
55353Cachoeira do EldoradoBarcelosAM
66340Cachoeira da FumaçaLençóis | PalmeirasBA
77310Cachoeira da Boa VistaS. J. dos Ausentes | Morro GrandeRS | SC
88296Cachoeira Cascata do Risco VerdeSão Francisco de PaulaRS
99289Cachoeira Véu da NoivaCambará do Sul | Praia GrandeRS | SC
1010280Cachoeira do BelGuaratingaBA
1111273Cachoeira do TabuleiroConceição do Mato DentroMG
1212270Cachoeira CachoeirãoMucugêBA
1313259Cachoeira Cascata Água BrancaMaquiné | São Francisco de PaulaRS
1414257Cachoeira Cascata DiagonalS. J. dos Ausentes | Morro GrandeRS | SC
1515250Cachoeira da FortalezaCambará do Sul | Jacinto MachadoRS | SC
1616248Cachoeira do JatobáVila Bela da Santíssima TrindadeMT
1717241Cachoeira Amola FacaS. J. dos Ausentes | Timbé do SulRS | SC
1818230Cachoeira EncantadaItaetêBA
1919225Cachoeira da RaposaIramaiaBA
2020218Cachoeira do Rio dos BugresUrubiciSC
2121215Cachoeira do Cavalo BaioBaependiMG
2222210Cachoeira da FumacinhaMucugêBA
2323202Cachoeira do CerradãoSão Roque de MinasMG
2424200Cachoeira do Desabamento BarcelosAM
2524200Cachoeira do Bananal BotumirimMG
2624200Cachoeira do Tigre PretoCambará do Sul | Jacinto MachadoRS | SC
2724200Cachoeira do Peixe ToloConceição do Mato DentroMG
2824200Cachoeira da SerrinhaMaquinéRS
2929196Cachoeira Salto São FranciscoGuarapuava | Turvo | PrudentópolisPR
3030192Cachoeira do GalerinhaVila Bela SantíssimaMT
3131187Cachoeira LabelSão João d’AliançaGO
3232186Cachoeira CapivariConceição do Rio Acima | Santa BárbaraMG
3332186Cachoeira Casca d’AntaSão José do BarreiroMG
3434180Cachoeira Água BrancaUbatubaSP
3535170Cachoeira EscorpiãoSão José dos AusentesRS
3636168Cachoeira das AndorinhasCambará do Sul | Praia GrandeRS | SC
3736168Cachoeira Salto do ItiquiraFormosaGO
3838164Cachoeira Salto da AratingaSão Francisco de Paula | ItatiRS
3939160Cachoeira Rio PiraíJoinvilleSC
4039160Cachoeira do BracuiBananalSP
4141156Cachoeira Boca da OnçaBodoquenaMS
4242154Cachoeira dos PretosJoanópolisSP
4343150Cachoeira Véu da NoivaOrtigueiraPR
4443150Cachoeira da RondinhaBom Jardim da SerraSC
4543150Cachoeira Véu da NoivaGuarapuava | PrudentópolisPR
4646144Cachoeira da JiboiaUnaí | Uruana de MinasMG
4746144Cachoeira da FumaçaAlegre | IbitiramaES
4848136Cachoeira Salto João NogueiraSão Jerônimo da SerraPR
4949135Cachoeira Cascata Rasga DiaboVespasiano CorrêaRS
5050131Cachoeira do CaracolCanelaRS
5151130Cachoeira Bica do IpuIpuCE
5252127Cachoeira Conde D’euSumidouroRJ
5352127Cachoeira Cascata GrandePedregulhoSP
5454126Cachoeira Salto São SebastiãoPrudentópolisPR
5555125Cachoeira Salto GrandeCorupáSC
5655125Cachoeira Salto São PedroFaxinalPR
5755125Cachoeira Cascata do HervalSanta Maria do HervalRS
5858120Cachoeira da TorreSão Bernardo do CampoSP
5959120Cachoeira Ponte de PedraTibagiPR
6059120Cachoeira Da Pedra BrancaTrês ForquilhasRS
6159120Cachoeira Salto Rio PretoAlto Paraíso de GoiásGO
6262116Cachoeira Salto do ApucaraninhaLondrinaPR
6363110Cachoeira Salto MlotPrudentópolisPR
6463110Cachoeira Salto Barra GrandeGuarapuava | PrudentópolisPR
6563110Cachoeira do BizungoMorro GrandeSC
6663110Cachoeira Dos CristaisAndaraíBA
6763110Cachoeira da Água FriaFormosaGO
6868106Cachoeira do CoriscoSengésPR
6969105Cachoeira Sítio Alvorada do SertãoAnitápolisSC
7070102Cachoeira do RamalhoSanta Bárbara do TugúrioBA
7171100Cachoeira Salto Fazenda VelhaGuarapuava | PrudentópolisPR
7271100Cachoeira dos PerdidosTijucas do Sul | GuaratubaPR
7371100Cachoeira Véu da NoivaCaxias do SulRS
7471100Cachoeira AltaCachoeiro de ItapemirimES
7571100Cachoeira dos 100Lauro MüllerSC
7671100Cachoeira Cascata do AvencalUrubiciSC
7771100Cachoeira Cascata da RondaSão Francisco de PaulaRS
7871100Cachoeira Salto da FumacinhaGuarapuava / PrudentópolisPR
7971100Cachoeira do HerculanoAndaraí | ItaetéBA
8071100Cachoeira do Samuel ItaetéBA
8171100Cachoeira do SegredoAlto Paraíso de GoiásGO
8271100Cachoeira Salto das AndorinhasAripuanãMT
8371100Cachoeira Salto MoratoGuaraqueçabaPR

Dos 26 estados apenas 14 deles estão na lista, vamos procurar mais informações nos estados de Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Se você gostou compartilhe para ajudar o Projeto Catálogo das Águas, desde já muito obrigado! qualquer erro entre em contato que vamos arrumar!

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here