Diferença entre Cabeça D’água e Tromba D’água

0
1104

Muitas vezes ouvimos falar o termo tromba d´água, quando á uma elevação na água de um rio. Será que isto está certo?

Hoje vamos falar sobre a diferença que causa muita confusão em tantas pessoas e até mesmo na grande mídia que já fez muitos erros ao divulgar matérias com o nome errado.

O que é uma Cabeça D’água?

A Cabeça d’água é o que muitos chamam de tromba de água, porém de forma errada, pois o fato de o aumento repentino da água leva o nome de cabeça d’água. Mas o nome não vem por um acaso existe um porque ele ser assim. Isso se ocorre quando existe uma região montanhosa que contém córregos e rios, fazendo que assim haja uma chuva na parte de cima da montanha, no caso levando o nome de cabeça / cabeceira, aonde é a sua parte mais alta. Todo o acumulo de água encharcado pelo solo durante a chuva escoe para córregos e rios , fazendo que assim consiga uma grande quantidade em pouco tempo.

O próximo passo dessa grande massa de água correndo montanha abaixo é a tal da cabeça d’água, pois lugares que muitas vezes está sol e nem sequer choveu, acaba recebendo essa grande quantidade de água de repente fazendo que assim assuste muitas pessoas, e muitas vezes banhista que são pegos desprevenidos geralmente acabam virando vitimas desse bote que a terrível e violenta água pode fazer.

Agora você fica se perguntando, beleza e bem no fim a tromba da água? o é oque?

O que é uma Tromba D’água?

Aqui a coisa fica completamente diferente, a unica coisa que podemos ter de comum aqui é a água e a tragédia que ela pode fazer. No caso de uma tromba d´água, como o nome já diz é uma tromba que é formada em contato com a água. Mas como assim? Ela é como se fosse um tornado só que na água. Isso é um evento bem mais difícil de acontecer do que a cabeça d’água, porém quando acontece e tem alguém no seu caminho pode se tornar bem mais devastador e incontrolável.

Os fatores que fazem acontecer uma tromba d’água não é como a cabeça d’água que é apenas chover bastante em uma montanha, aqui se precisa criar um choque de massas de ar quente e fria, igual um tornado convencional, assim fazendo com que essa dança da morte em círculos cause esse fenômeno natural majestoso.

Neste vídeo abaixo vamos mostrar os dois fenômenos acontecendo para você poder diferenciar, assim você consegue ver como que a mãe natureza não se brinca.

Não esqueça de se inscrever no canal e compartilhar com o pessoal essa matéria!

Se inscreva no canal!

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here