Você sabe a diferença entre os termos queda d’água, cachoeira, cascata, salto, catarata e catadupa? Alguns deles você provavelmente nunca ouviu, e muitos acham que são todos iguais! Aqui vamos tirar algumas duvidas que muito dos nossos seguidores tem.

Para a gente começar de um contexto geral, todas elas estão com a mesma base, todas elas ocorrem quando existe um desnível no terreno, e aonde não existe erosão do solo, sempre em rochas, fazendo que assim possa desses a água.


QUEDA D’ÁGUA

Este é um termo que pode ser usado para quaisquer estilos que será citado abaixo independente das restrições de cada uma, um termo bem genérico.

Cachoeira Salto Grande ( independente das características todas são quedas d’água )

CACHOEIRA

Esse é usando quando a queda d’água possui mais de 2 metros de altura, independente das restrições que serão citadas abaixo. Única coisa que difere de uma queda d’água é sua altura mínima, então se encaixando como se fosse uma categoria acima, porém o termo queda d’ água quando se fala sobre uma cachoeira não está errado também apenas generalizando o termo. Portanto tudo e quaisquer água que despenca a mais de 2 metros é considerado uma cachoeira, independente a sua inclinação.

Cachoeira Córrego Perau ( independente das características, apenas da altura minima de 2 metros todas são cachoeiras )

SALTO

Aqui começa a briga por muitas pessoas, que muitas vezes sem saber nomeiam uma cachoeira sem saber os requisitos para se levar o título de salto. Para uma queda d’água, cachoeira levar o titulo de salto ela tem que possuir uma forma de esguicho ou melhor dizendo não ter contato com a pedra fazendo que ela seja ininterrupta. Existe a queda mista que entra também neste ponto pois cachoeira que tenham mais de 70% da sua queda sem interrupção ou contato com as pedras já é considerada salto.

Cachoeira Abarrancamento ( Apenas quando é ininterrupta sem contato com a pedra ou na sua grande porcentagem leva nome de salto )

CASCATA

Tendo a grande maioria das cachoeiras com esse estilo cascata, nada mais é do que o inverso do salto, fazendo com que a água deslize sobre as pedras no declive, independente a sua extensão. Existindo uma variedade delas e todas abrangendo o termo cascata, então pode – se chamar os termos genéricos de queda d’água ou cachoeira, mas o especificado é cascata.

Cachoeira Bico do Papagaio ( Apenas quando é declives com pedras tendo ondulações leva o nome de cascata )

Um exemplo errado de nome que temos e bem famosa é a Cascata Caracol, que infelizmente foi batizado errado pois se trata de um salto. Como na imagem abaixo.

Cachoeira Caracol ( Aqui temos um exemplo errado de um salto que foi chamado de cascata, pois a sua maior parte é livre então entra em salto )

CATARATA

O auge de uma queda d’água pode chegar é uma catarata, que é diferenciada das outras ela é um volume de água absurdo, aonde possui uma formação semelhante a salto e existe uma extensão mínima para ser nomeada, possuindo até interrupções por igual e tendo algumas quedas próximas. No mundo existe apenas 4 delas que consegue levar esse título. Em breve aqui faremos um curiosidades sobre elas.

Cataratas do Iguaçu ( Imagem da Internet )

CATADUPA

Em muito lugares citam como se fosse um segundo nome para catarata, pode-se muito bem ser usando porém ele é muito mais que isso, a diferença que pode ser usada além de cataratas pois aqui o que é contabilizado é o seu som, como todas as cataratas tem um som absurdo todas elas são catadupa, porém pode ser nomeado aquelas cachoeiras que tenham muito volume de água que assim possa ser elevado o estrondo por ela causado. Lembrando apenas quando o volume é muito intenso.

Catadupa Victória ( Imagem da Internet ) ( Não está errado usar catadupa ou catarata ambas compartilham o mesmo requisitos )

Aqui podemos ver a diferença entre elas, caso você tenha alguma duvida, não esqueça de comentar aqui abaixo, se gostou compartilha para seus amigos ou se você veio através de pesquisa confira nossas outras curiosidades aqui nos site.

Encontrou algum erro ou pode ajudar a complementar essa postagem ajude a gente, entre em contato.

Confira as nossas aventuras e nossas cachoeiras catalogadas e muito obrigado.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here