Você sabe a diferença entre os termos queda d’água, cachoeira, cascata, salto, catarata e catadupa? Alguns deles você provavelmente nunca ouviu, e muitos acham que são todos iguais! Aqui vamos tirar algumas duvidas que muito dos nossos seguidores tem.
Para a gente começar de um contexto geral, todas elas estão com a mesma base, todas elas ocorrem quando existe um desnível no terreno, e aonde não existe erosão do solo, sempre em rochas, fazendo que assim possa desses a água.
QUEDA D’ÁGUA
Este é um termo que pode ser usado para quaisquer estilos que será citado abaixo independente das restrições de cada uma, um termo bem genérico.

CACHOEIRA
Esse é usando quando a queda d’água possui mais de 2 metros de altura, independente das restrições que serão citadas abaixo. Única coisa que difere de uma queda d’água é sua altura mínima, então se encaixando como se fosse uma categoria acima, porém o termo queda d’ água quando se fala sobre uma cachoeira não está errado também apenas generalizando o termo. Portanto tudo e quaisquer água que despenca a mais de 2 metros é considerado uma cachoeira, independente a sua inclinação.

SALTO
Aqui começa a briga por muitas pessoas, que muitas vezes sem saber nomeiam uma cachoeira sem saber os requisitos para se levar o título de salto. Para uma queda d’água, cachoeira levar o titulo de salto ela tem que possuir uma forma de esguicho ou melhor dizendo não ter contato com a pedra fazendo que ela seja ininterrupta. Existe a queda mista que entra também neste ponto pois cachoeira que tenham mais de 70% da sua queda sem interrupção ou contato com as pedras já é considerada salto.

CASCATA
Tendo a grande maioria das cachoeiras com esse estilo cascata, nada mais é do que o inverso do salto, fazendo com que a água deslize sobre as pedras no declive, independente a sua extensão. Existindo uma variedade delas e todas abrangendo o termo cascata, então pode – se chamar os termos genéricos de queda d’água ou cachoeira, mas o especificado é cascata.

Um exemplo errado de nome que temos e bem famosa é a Cascata Caracol, que infelizmente foi batizado errado pois se trata de um salto. Como na imagem abaixo.

CATARATA
O auge de uma queda d’água pode chegar é uma catarata, que é diferenciada das outras ela é um volume de água absurdo, aonde possui uma formação semelhante a salto e existe uma extensão mínima para ser nomeada, possuindo até interrupções por igual e tendo algumas quedas próximas. No mundo existe apenas 4 delas que consegue levar esse título. Em breve aqui faremos um curiosidades sobre elas.

CATADUPA
Em muito lugares citam como se fosse um segundo nome para catarata, pode-se muito bem ser usando porém ele é muito mais que isso, a diferença que pode ser usada além de cataratas pois aqui o que é contabilizado é o seu som, como todas as cataratas tem um som absurdo todas elas são catadupa, porém pode ser nomeado aquelas cachoeiras que tenham muito volume de água que assim possa ser elevado o estrondo por ela causado. Lembrando apenas quando o volume é muito intenso.

Aqui podemos ver a diferença entre elas, caso você tenha alguma duvida, não esqueça de comentar aqui abaixo, se gostou compartilha para seus amigos ou se você veio através de pesquisa confira nossas outras curiosidades aqui nos site.
Encontrou algum erro ou pode ajudar a complementar essa postagem ajude a gente, entre em contato.
Confira as nossas aventuras e nossas cachoeiras catalogadas e muito obrigado.