Aqui vamos te mostrar muito mais do que essas duas!
Queda d’água :
Esse com toda certeza é o nome mais amplo para todos, porque vai abranger todas as categorias abaixo, sem restrições de nenhum tipo.
Então você está na duvida do que chamar e quer ter certeza no que você está falando! Use queda d’água.
Porém esse termo é usado para quando se tem menos de 3 metros de altura. Quer saber porque? Veja no próximo tópico.
Cachoeira :
A cachoeira abrange todas os tópicos aqui abaixo, mas não o tópico acima.
Conforme pesquisas feitas há registros que só é considerada uma cachoeira com mais de 3 metros de altura e sua continuidade com pequenas interrupções.
Então chamar uma catarata, salto ou cascata de cachoeira não está errado! Apenas está sendo mais abrangente.
Outro fato curioso que cachoeira em espanhol tem a tradução direta cascada, que é muito relacionado a cascata por isso geralmente se tem a mania de vinculo de uma a outra.
Cascata :
Aqui começa a categorização por si dita, tirando a sua altura. Em uma cascata o que difere é que você encontra obstáculos nela, como pedras e poços, podendo ter interrupções de até 5 metros de distancia de acordo com a proporção do seu tamanho. Portanto tendo degraus e declives, tendo a proporção mínima de de desnível de 3 metros, caso ao contrario é considerada uma corredeira.
Você pode chamar uma cascata de queda d’água e cachoeira, mas você não pode chamar ela de salto e catarata.
Outro fato curioso que cachoeira em espanhol tem a tradução direta cascada, que é muito relacionado a cascata por isso geralmente se tem a mania de vinculo de uma a outra.
Salto :
A formação mais bela e segunda mais difícil de aparecer é o salto, pois precisa ter uma lugar especifico para tê-lo. De forma resumida, a água no seu declive não pode ter interrupção nenhuma, tem que sair em forma de esguicho.
Em casos mais específicos quando se tem mais de 70% da queda livre sem interrupções leva o nome de salto mesmo tendo declives tanto no começo ou no final da queda d’água.
Você pode chamar um salto de queda d’água e cachoeira, mas você não pode chamar ela de cascata e catarata.
Catarata :
Aqui a mais rara formação de todas, pois o nível de requisitos dela, depende muito do rio que ela está.
O principal requisito aqui é o volume cubico de água que cai na queda, para ser considerada uma catarata precisa como primeiro requisito tem no mínimo 1 milhão de litros por segunda na sua vazão.
Com isso já calculamos que precisa ter um tamanho expressivo, que é o segundo requisito pelos menos 100 metros de largura.
Com isso já faz com que seja poucos lugares no mundo que consiga essa nomenclatura.
Subcategorias :
Existe várias outras nomenclaturas para categorizar uma cachoeira, queda d’água. E com o passar do tempo novos nomes que significam a mesma coisa acabam sendo criados, por curiosidade vou citar alguns deles como:
FENDA: A cachoeira está em desfiladeiros estreitos.
VÉU : Água cai suave e continua.
LEQUE : Água cai e se espalha em uma pedra.
Rabo de cavalo: Um salto com uma vazão que joga longe do paredão.
ESCADA : cascata com degraus simétricos.
CATADUPA : Barulho forte
RONCADOR : Barulho forte e grave.